Taufner, presidente do TCES faz abertura oficial do Encontro de Formação em Controle (Enfoc) no Ifes de Piúma 

O encontro no Ifes reuniu servidores de vários municípios da região.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, fez, na tarde desta segunda-feira (30), a abertura oficial do Encontro de Formação em Controle (Enfoc) do polo Anchieta. A abertura foi feita no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Piúma.  

Este é o VI polo atendido pelo Enfoc neste ano. São convidados a participar dos debates os servidores dos municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Rio Novo do Sul, Presidente Kennedy e Vargem Alta. 

O anfitrião do encontro, prefeito Paulo Cola, agradeceu a presença do Tribunal no município e destacou a atuação contemporânea da Corte de Contas.

“Vemos um tribunal acessível, democrático que da mesma forma que nos recebe bem, nos visita de forma cordial. Isso faz com que tenhamos uma relação institucional muito importante, que traz grande benefício à sociedade”, afirmou. 

O secretário da Escola de Contas Mariazinha Vellozo Lucas, do TCE-ES, Fábio Vargas, também participou da abertura do evento e deixou uma mensagem incentivando a capacitação dos servidores. “Desejo um excelente seminário a vocês e conto com a participação de todos nos nossos programas e capacitações que são ofertados – tanto os presenciais quanto os que podem ser realizados à distância”, comentou. 

Presidente do TCES: Domingos Taufner – Fotos: Luciana Maximo

Na abertura do encontro, Taufner contou sua história como servidor público até chegar ao Tribunal de Contas, sempre buscando contextualizar com os desafios existentes na gestão pública. “Sempre vão ter críticas e elogios e a administração precisa lidar bem com essas situações. E o Tribunal, capacitando os servidores, ajuda os municípios a lidarem com os desafios a serem enfrentados”, afirmou. 

Outro ponto destacado por Taufner são os desafios das mudanças climáticas, algo muito discutido no I Congresso de Saneamento dos Tribunais de Contas.

“Recentemente vimos os acontecimentos do Rio Grande do Sul, também as chuvas que aconteceram no Sul do Estado no início do ano, e agora muita seca. Então, precisamos nos preparar para esses desafios e fazer com que os municípios não sofram tantas consequências com esses problemas”, acrescentou. 

As campanhas de desinformação, outro ponto que chama atenção de Taufner, também foram alvo de crítica do presidente. “Esse é outro desafio que temos. Costumo dizer que ‘quem com o fake fere, com o fake pode ser ferido’. Os gestores precisam ficar muito atentos a essas campanhas e buscar esclarecer todos os pontos, sobretudo os relacionados à saúde”, disse citando campanhas de desinformação contra as vacinas como exemplo. 

Encerramento de mandato   

Concluindo a abertura 6º polo do Enfoc, o secretário-geral de Controle Externo, Alex Binda, falou sobre encerramento de mandato e término do exercício. Nela, Alex ressaltou a importância da efetividade das políticas públicas. 

“O que os servidores estão oferecendo para a sociedade? Atualmente, trabalhamos com o conceito de efetividade e entrega de resultados. É preciso fazer investimentos que realmente façam a diferença para a sociedade que os recebe”, afirmou. 

Binda também destacou que todo encerramento de mandato deve observar o princípio da continuidade da administração pública, princípio basilar que tem relação com outro, que é o do planejamento. O planejamento, por sua vez, dá origem à gestão fiscal responsável e outros preceitos que estão na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Agendas  

Durante a manhã, Taufner e Binda estiveram na Prefeitura de Piúma para uma reunião com o prefeito, Paulo Cola, o presidente da Câmara de Vereadores, Eliezer Dias, e outros representantes da prefeitura. 

Texto: Assessoria de Imprensa

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *